• Guilherme Cardoso

A depressão mata! Você sabia?


A depressão mata! Você sabia? Pouca gente sabe disso.


A depressão é considerada hoje, como a doença do nosso século. Mata mais que as guerras, e é superior às mortes no trânsito, nos assaltos nas grandes cidades, e até nas mortes causadas pelo câncer. E mata silenciosamente. A pessoa morre, muitas vezes sem saber por quê!


Dizem os especialistas, médicos, psiquiatras e psicólogos, que a Depressão (transtorno depressivo maior) é uma doença comum e séria, que afeta negativamente o seu comportamento, muda como você se sente, como pensa e como age. Embora seja fatal, felizmente, tem tratamento.


A Depressão, quando se instala em nossa mente, provoca sentimentos de tristeza e perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer para a gente.


Nem sempre a Depressão é fácil de ser identificada, pois se confunde muito com o sentimento de tristeza, e só é constatada como doença, quando dura longos períodos e se torna aparente por mudanças bruscas de comportamento mentais e físicos.


A pessoa em estado de Depressão, pode ter perda ou ganho de peso, sem estar fazendo qualquer dieta alimentar. Pode ter excesso ou falta de sono, lentidão ou agitação, pode ter fadiga, falta de energia, sensação de inutilidade, sentir que não serve para nada, ter muita indecisão ou incapacidade de pensar e decidir, e no pior dos casos, aparece o desejo constante de tirar a vida, suicidar-se.


Muitos são os motivos para as pessoas entrar em Depressão. Sabe-se que alguns fatores que levam à Depressão são os desequilíbrios cerebrais, que levam a diminuição da serotonina, um hormônio que nos dá a sensação de prazer e de bem-estar.


A Depressão não escolhe as pessoas não! Qualquer um de nós, seja criança, jovem, adulto ou idoso, podemos entrar em depressão a qualquer hora, ainda mais se tivermos um histórico familiar da doença.


E se no dia a dia repetirmos momentos de ansiedade, sedentarismo, excesso de peso, mal humor constante, não tivermos alguma crença num Ser Superior, ausência de religião, e pensamentos negativos sobre tudo e todos, estamos no ponto de entrarmos em Depressão.


Antes de se ter que tomar os remédios necessários e de longa duração, a melhor forma de prevenir a Depressão é você cuidar da mente e do seu corpo.


Cuidar do corpo, com alimentação saudável, sem excessos, e práticas de exercícios físicos regulares. Cuidar da mente, com pensamentos positivos, atividades de relaxamento, meditação, leitura de bons livros, aprender novos idiomas, viajar e se divertir.


E vendo e ouvindo esses comentários e conselhos deste amigo, pratique uma boa ação e dê um clique aqui embaixo, no botão vermelho e faça sua inscrição no meu canal do Youtube. Você me ajuda a continuar postando vídeos todas as semanas.


Vamos continuar a falar sobre esse mal silencioso que é a Depressão.


Para você não ficar doente, especialmente com a Depressão, é importante saber lidar com o estresse da vida moderna, e compartilhar os problemas e as dificuldades com os amigos ou familiares.


Não pense que é fácil convencer uma pessoa de que ela está em Depressão. Ninguém aceita numa boa. Exigir que uma pessoa reconheça seu estado depressivo, ao invés de ajudar na recuperação ou na sua cura, pode ,ao contrário, até agravar a saúde desta pessoa.

Se a auto-estima dela já está baixa, aceitar que está em depressão pode aumentar ainda mais o sentimento dela de fracasso e de inutilidade.


Para conversar com alguém em Depressão, é necessária muita habilidade dos amigos, especialmente dos familiares que estão próximos, que na ânsia de ajudar, às vezes apelam para críticas, fazem cobranças e pedidos para que a pessoa doente tenha força de vontade, coragem e disposição para se recuperar.


Não é fácil quem está em Depressão encontrar forças para vencer a doença.


O melhor remédio mesmo, ainda é a prevenção, ficar de olhos abertos, estar sempre atentos com o que colocamos em nossa mente, o que pensamos e desejamos para as nossas vidas.


É muito comum as pessoas se preocuparem mais com a saúde do corpo do que com a saúde da mente. Para o corpo nós oferecemos todos os dias, e até muitas vezes ao dia, bons alimentos, muitas vitaminas, uma cervejinha no calor ou um vinho na noite fria, mas, quase sempre esquecemos de alimentar a nossa mente.


Poucas vezes fazemos meditação, raras vezes pedimos em oração, e raríssimas vezes abastecemos nossa mente com ideias construtivas, pensamentos positivos.


E assim como o corpo malcuidado, que envelhece e adoece, também a nossa mente mal tratada, cheia de pensamentos negativos, muita ansiedade, mágoas e rancores, também adoece, se atrofia, fica apagada, perde as sensações de prazer e felicidade.


E por que mesmo estamos falando de Depressão? É porque a Depressão é considerada a doença do século XXI.


Você quer ficar longe da Depressão, ter um corpo saudável e uma mente sadia? Tome diariamente várias doses de pensamentos positivos, beba bastante fé, e coma muitos pedaços de otimismo.

0 visualização