• Guilherme Cardoso

A epidemia da dengue é culpa só nossa?


Olha. Não tem como eu fazer vídeos só dando conselhos de como ganhar dinheiro na internet.


Às vezes, tenho que falar sobre assuntos e coisas que estão incomodando eu, você e muita gente.


É o problema da dengue!


Você me pergunta:

Será que a epidemia da dengue, essa praga de doença causada pelo mosquito Aeds Egpty é culpa exclusiva do povo brasileiro?


Será que a existência do mosquito e da doença é somente porque muita gente não cuida direito do lugar onde mora, deixa vasos de plantas com água no fundo, e algumas garrafas sem tampa e uma ou outra lata ou tampinha com gotas de água dentro?


Água parada na sua casa é a única razão da dengue, afirma o Ministério da Saúde!


Dou minhas respostas a você! Quem sou eu para contestar isto, ainda mais que não sou médico. Mas posso dizer: tenho minhas dúvidas. E perguntar não ofende, não é mesmo?

Ainda mais que quem pergunta é um cidadão experiente, que passou dos 50 e caminha firme para os 100 anos.


E minha função, aqui nesse vídeo, é dar conselhos, e bons conselhos para as pessoas. E ouvir conselhos que elas me passam também.


Concordo e acho extremamente necessário, é até questão de higiene, que as pessoas tomem o máximo de cuidado em suas casas com a infestação do mosquito, que não deixem qualquer água parada e descoberta, que fechem as tampas das garrafas, que evitem copos de plásticos e tampinhas no chão, pois elas podem receber água de chuva ou sereno e servir de hospedagem para o mosquito Aeds Egpyt.


A epidemia da dengue é grave, muita gente doente e milhares que morrem a cada dia. Mais do que nunca é preciso conscientização de todos e uma luta contínua contra a dengue.


Disso não podemos duvidar.


Agora, será que é somente água parada em nossas casas, na minha, na sua, que alimenta e reproduz os mosquitos da dengue e é a causa do aumento da doença em milhões de pessoas por todos os cantos do país? Sei lá, viu?

Por acaso, alguém já viu ou ouviu algum médico ou autoridade pública ser questionada e responder se toda essa epidemia que toma conta do Brasil inteiro não tem um outro culpado pela dengue que não seja nós, eu, você, a vizinha do lado?

Será que algum repórter já perguntou se por acaso há algum estudo ou pesquisa científica que informe que o maior problema no combate ao mosquito da dengue pode ser a falta de saneamento básico, a ausência de infraestrutura de água encanada, esgoto e coleta de lixo nos bairros e favelas da maioria das cidades brasileiras?


Você, que já teve dengue, ou se ainda não teve, e está aí esperando o momento dela chegar, já deve ter visto a quantidade de lixo e entulho jogado nas ruas, mesmo nas avenidas e vias expressas movimentadas onde mora.

A falta de saneamento básico piora nos bairros da periferia e nos aglomerados, onde sempre tem um córrego com pouca água e que serve para despejar esgoto, entulhos e animais mortos. Lixo fica espalhado nas ruas e a Prefeitura poucas vezes vem recolher. Tudo isso não traz mosquitos? E de quem é a culpa?


Volto a perguntar:

Não será a falta de saneamento básico na maioria das cidades brasileiras que estão causando a proliferação do mosquito da dengue? Então, por que jogar toda a carga de responsabilidade das doenças e das mortes para o indefeso cidadão?


Precisamos e devemos continuar com as campanhas contra o mosquito, isso é necessário, as pessoas devem se precaver, evitar água parada principalmente. Ninguém quer ficar doente ou morrer pela dengue, zika ou a chikungnya, não é?


Mas, não podemos ignorar e deixar passar batido que se tem um grande culpado por esta epidemia de dengue que se repete a cada ano, esse responsável não somos nós cidadãos, eu e você. O maior culpado desta epidemia de dengue é o Governo e dele temos que cobrar providências.


Tá falado!

0 visualização