• Guilherme Cardoso

Comércio funcionando 24 horas? Por que não?


Governo lança normas que prometem liberar cerca de 78 ramos e atividades industriais e comerciais para trabalharem nos sábados, domingos e feriados, sem a obrigatoriedade de pagar horas extras em dobro aos empregados. É claro que uma folga semanal continua garantida, podendo ser qualquer dia da semana, e não mais somente aos domingos.


Demorou para sair algo desse tipo.


Mas é pouco.


Eu vou mais longe nas minhas ideias do que entendo como liberalismo econômico.

Para mim, o comércio deveria funcionar 24 horas por dia!


E por que não?


Indústria, Comércio, Serviços, toda a cadeia produtiva de bens e serviços deveria ter liberdade para funcionar por 24 horas. De segunda a domingo, e sem ter que pagar horas extras ou qualquer benefício adicional aos trabalhadores.


Assim não pode, o trabalhador vai virar escravo...Você vai dizer.


Nada disso, meu caro amigo, minha cara amiga.


Indústria e comércio abertos 24 horas não quer dizer que os empregados serão obrigados a trabalhar dia e noite sem receber horas extras. Não!


A proposta que eu tenho, e que serviria para diminuir bastante o desemprego, seria a obrigatoriedade das empresas que quiserem funcionar 24 horas, de criar turno de trabalho de 06 horas, possibilitando 04 turnos corridos.


De carta aumentaria bastante as vagas de emprego para muitas pessoas.


Pode parecer ideia utópica, difícil de ser implantada, mas, se você pensar que estamos vivendo uma economia globalizada e consumista, em que a necessidade de quem é empresário é de produzir, vender e gerar riqueza, e que o desejo das pessoas é de cada vez mais de comprar, usufruir e se divertir, e consequentemente do Governo arrecadar mais com impostos, por que não manter os negócios abertos e funcionando dia e noite?


Com os negócios funcionando 24 horas, você que estiver trabalhando por exemplo, de meio dia às 06 da tarde, teria a noite toda para ir ao shopping, assistir a um filme, ir ao supermercado fazer as compras da semana, fazer um jogo na casa lotérica, ir consultar num Posto de Saúde depois das 11 da noite, ou abastecer o carro a uma da madrugada.


Qual o problema nisso?


Há, você me dirá: e a segurança pública, a bandidagem nas ruas?


Isto é o de menos. Bandidos, ladrões, assaltantes estão nas ruas a qualquer hora do dia e da noite. E se há comércio funcionando 24 horas, também a Polícia estará trabalhando no mesmo período em turnos revezados de 06 horas.


E não só indústria e o comércio de padarias, farmácias, shoppings, postos de combustíveis funcionariam dia e note, não! Também os serviços públicos em geral teriam o mesmo horário, funcionando em 04 turnos de 06 horas.


Não seria tão bom e mais tranquilo, você sair do trabalho às 18 horas, ou mesmo da faculdade lá pelas 11 da noite e ter um Posto de Saúde aberto, uma secretaria qualquer funcionando, a Delegacia da Receita Federal dando informações ou recebendo declarações de renda fora do prazo?


A cidade funcionando 24 horas é bom para todos. Dá mais empregos para as pessoas, abre mais alternativas de você resolver seus problemas financeiros, com Bancos, com Prefeitura, com seu Contador, ir ao dentista, ao médico, fazer suas consultas, seus exames de laboratório sem precisar se ausentar do trabalho, incomodar seu chefe e até prejudicar seu trabalho.


Se você tem uma loja alugada, o aluguel não é por 24 horas por dia, 30 dias no mês? E na verdade, você usa esta loja apenas 8 horas por dia, não é?


Com as lojas podendo ficar abertas 24 horas, quem paga um aluguel mensal de uma loja, seja de rua ou em shoppings para ser usada por no máximo 08 horas por dia, passa a poder explorar o local por mais três vezes, podendo aumentar suas vendas e seus lucros, pagando o mesmo valor de locação.


A vida fica mais fácil para todo mundo, você não acha?


Com todo o comércio e serviços particulares e públicos funcionando dia e noite, quem hoje como você, que trabalha o dia todo e estuda à noite, poderia muito bem depois das 11, meia noite, ir a um boteco, encontrar com os amigos, e até namorar pela madrugada.


Turistas então, que chegam à cidade teriam mais tempo para curtir as novidades do lugar, passear, ir à museus, Mercado Central durante toda a noite.


Pode parecer fantasia esperar que indústria, comércio, lojas e serviços públicos venham a funcionar 24 horas por dia. Mas, como as tecnologias estão avançando, as necessidades de movimentar a economia, gerar mais empregos e trabalho para os milhões de desempregados, tudo é possível acontecer.


Cada dia que passa surgem novos aplicativos e produtos digitais para você aprender a usar, fazer uso deles, e se divertir com eles. A todo momento a indústria lança novos televisores, a Netflix e o Now da Net oferecem novos filmes e séries para você assistir, no WhatSapp e Instagram tem novidades toda hora, e no entanto, cada dia você tem menos tempo disponível.


Isso mesmo. O dia te 24 horas, mas você não usa esse tempo integralmente, porque mais da metade dele você está em casa, dormindo, por falta de alternativas de outros horários para trabalhar, ganhar dinheiro, viver , comprar, usar e curtir tudo que a modernidade lhe oferece.

Pode ter certeza que a realidade atual não demora muito a mudar e todas as grandes cidades do mundo funcionarão a todo vapor dia e noite, sem fechar, de segunda a domingo.


É esperar para ver.

4 visualizações