• Guilherme Cardoso

Como eu gosto de Agosto


Antigamente, nem muito antigamente não, até os anos 60, a maioria das pessoas tinham muito medo e superstição cm o mês de agosto.

Era chamado o mês do desgosto. E há poucas explicações para essa superstição contra o mês de agosto.

Alguns motivos são meras coincidências de mortes ou desastres que aconteceram neste mês.

Para a crendice popular, agosto é o mês dos cachorros loucos, dos grandes desastres, da morte de pessoas famosas, da explosão das duas bombas atômicas no Japão, na Segunda Guerra.

As pessoas sempre lembram que em agosto morreram, pessoas famosas e queridas, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Carlos Drummond de Andrade, Raul Seixas, Carmem Miranda, Elvis Presley, Princesa Diane, Eduardo Campos, e renunciaram Jânio Quadros, Fernando Collor de Melo.

Nesse mês também morreram pessoas menos queridas ou desconhecidas.

Dizem que o medo de agosto veio com os portugueses, lá pelos anos de 1500, pois as mulheres de lá não se casavam em agosto com medo de ficar viúvas, já que os maridos navegantes partiam naquele mês para longas viagens.

Já no interior da Argentina, até hoje, as mulheres acreditam que lavar os cabelos em agosto atrai a morte.

Agosto tem seu lado bom, pois tem muita gente boa nascida nele, como Tiradentes, Napoleão Bonaparte, Aleijadinho, Adoniran Barbosa, Caetano Veloso, Zagallo, Millor Fernandes, Paulo Coelho, Cantinflas, Madre Tereza de Calcutá, Marcos Cintra criador do Imposto Único, ex-ministro Sérgio Moro, velhos amigos de infância na Pompeia, meu guru e professor Orlando Vaz,e minha sogra falecida.

Para os chineses, agosto, representado pelo número 8, é o mês da prosperidade. As mulheres alemãs adoram casar em agosto eenquanto as brasileiras tinham o mês de maio como o preferido.

Ao invés de termos medo e superstição, temos mesmo é que gostar de Agosto.Olhe só o horóscopo, ele nem sempre fala bobagens, lá diz que os nascidos em agosto são de Leão, tem o Sol e a Lua como regentes, são pessoas fortes, determinadas, bom caráter, alegres e fiéis.

Agosto é o mês do Padre, Dos Pais, dia do Professor, do Maçom, do Advogado, dia do Filósofo, do Psicólogo, dia do Telefone e da wbsite, o www.com que tanto digitamos nos dias de hoje.

Agosto é tão bom, que até eu resolvi nascer nesse mês.

Tenho que gostar de agosto. Tem o Dia dos Pais, Dia do psicólogo, do Filósofo, do Maçom, do Advogado, Dia do Padre, do Telefone, dia do primeiro website inaugurando a www. Word.Wide.Web, que tanto usamos na internet.

E tem mais: em agosto faço aniversário...

0 visualização