• Guilherme Cardoso

Como ganhar dinheiro depois de velho


Pior que ninguém gosta de ser chamado de velho. Mas, não é melhor que chamar de idoso? Eu acho! Velho, no bom sentido, nós ficamos todos os anos, todos os dias, a cada minuto desde que nascemos.


O Brasil está se tornando um país de velhos! Que coisa hein? Até outro dia o que a gente ouvia era de que o Brasil era um país de jovens e que o futuro era eles, por isso esse futuro ainda não havia chegado.


Hoje, segundo as estatísticas, os idosos já somam 30 milhões de pessoas, para uma população de 208 milhões de habitantes. E até 2050, os mais velhos, as pessoas acima dos 60 anos serão mais da metade da população do país.


As pessoas ficarem velhas é uma notícia boa. Sinal que poucos estão morrendo cedo, antes da hora. Afinal, a expectativa de vida hoje é de 80 anos, sendo que muita gente está chegando aos 100 anos e com saúde.


A má notícia de que o país está ficando com muitos velhos é que não existe uma política eficiente de proteção aos idosos, os benefícios da aposentadoria são uma miséria, e falta oportunidades de trabalho para esse batalhão de idosos com boa saúde.


Esse é um dos grandes problemas sociais brasileiros. A falta de uma ocupação remunerada para as pessoas que passam dos 60 anos de idade. Sem contar que também as pessoas à partir dos 50 anos já não encontram emprego no Brasil.


E os motivos para isso, todos conhecemos bem!


Falta de políticas de investimentos e incentivos e facilidades de novos negócios no país, e com isso, a crise econômica que se arrasta por vários anos, deixando milhões de jovens, adultos e idosos desempregados, sem qualquer atividade remunerada.


Não vejo solução para a volta dos empregos no Brasil para os próximos 20 anos. Como diz o ministro da Economia, nós estamos no fundo do poço, e não está fácil sair de lá.


A saída para quem não quer e não pode esperar por uma melhora que nunca vem, é começar um negócio por conta própria e com baixo risco. Nada de abrir loja de rua ou pegar dinheiro emprestado e enfiar no negócio.


Para você que já passou dos 60 anos, mesmo se estiver na faixa dos 50 anos e desempregado, saia desse paradeiro, desta imobilidade que só faz mal, e procure logo um negócio simples, mas que dê dinheiro, de preferência um trabalho em casa, ou à distância, pela internet.


E se não sabe mexer com a internet, trate logo de aprender. É muito fácil, seus filhos com certeza conhecem bem a informática, e se não quiser pedir a eles, faça cursos online e de graça. Dê um jeito de se virar, ganhar algum dinheiro.


Mas, se você não tem nenhum conhecimento ou habilidade, está distante da internet e das novas tecnologias, e não tem nenhuma vontade de aprender coisas novas, aí não tem como mudar sua vida. Nem agora, nem para amanhã.


Para te ajudar, vou te dar alguns conselhos. Ou melhor dizendo, vou te sugerir alguns trabalhos que você pode começar a fazer imediatamente.


Dependendo de seu grau de estudos e conhecimentos, você poderia ser um Guia Turístico local. Se você mora em alguma cidade histórica por exemplo, ou mesmo na Capital, pode se oferecer aos hotéis ou mesmo às pessoas que chegam na rodoviária ou nos aeroportos para ser um guia para elas, mostrar-lhes a cidade, os lugares bonitos, os pontos turísticos, e combinar um valor a receber por isso. Nenhum turista deixa de pagar 50 ou 100 reais a uma pessoa para ser guiado pela cidade. Cem por dia, multiplicado por 30 são 3 mil reais no mês.


Você pode também ser um Professor Particular. Nem todo mundo precisa ter uma experiência prévia como professor para saber ensinar outras pessoas. Se você é bom em áreas como matemática, português, química ou inglês, pode muito bem ganhar um bom dinheiro mensal, e trabalhando em casa e por meio período.


Pode ser um Coach, um Conselheiro Pessoal ou Profissional, como eu, e ganhar um razoável salário. Pode visitar às pessoas, oferecer seus conhecimentos profissionais, orientar pessoas em seus problemas pessoais, financeiros e profissionais.


Se tiver uma casa grande, sobrando quartos, se quiser, você pode ser um Anfitrião, ou seja, alugar o seu quarto disponível para turistas, por um determinado período, uma semana, 15 dias e receber um bom valor, com toda a segurança. Tudo feito por empresas sérias no mercado.


Mas eu já tenho um bom conhecimento de informática, convivo bem com a internet, tenho computador em casa, então posso ser um Empreendedor Digital. E o que que é isso?

Como Empreendedor Digital, você pode ter um site ou um blog e ganhar dinheiro neles com anúncios. É só perguntar ao Google como se faz.


Pode ser um Produtor Digital, criar Ebooks sobre algum assunto que você entenda bem e vender pela internet.


Se quiser também, pode ser um Afiliado de empresas para vender produtos digitais ou físicos pela internet, ganhando comissões sobre cada produto e venda. A Hotmart e a Monetizze são as melhores empresas para isso.


Ah, eu gostaria de eu mesmo vender alguns produtos, Então abra uma loja virtual, dentro de casa mesmo, compre produtos da China e passe a vender diretamente. É trabalhoso, precisa de persistência, mas dá dinheiro.


São muitos os negócios que você pode abrir e sem gastar dinheiro algum, é só ter necessidade e muita disposição.


Se quiser, você pode procurar a Prefeitura da cidade e se inscrever em cursos rápidos de pedreiro, confeiteiro, cozinheiro e até mecânico de automóveis. Isto é melhor para quem é mais novo, sem profissão alguma.


Na idade de idoso, outra boa opção é ser motorista de aplicativos, com a Uber, a Cabify e a 99. Se o seu carro é seminovo, no máximo uns 06 anos, você consegue uma boa renda trabalhando umas seis a oito horas por dia. Pode fazer o horário que desejar e aguentar.


Lembrei agora do Sesc, Sesi e Senac que oferecem diversos cursos a quem se interessar, quase todos de graça, alguns pagando uma taxa simbólica. Com eles você pode aprender cursos rápidos para começar a trabalhar imediatamente. Pode ser um cabeleireiro, barbeiro para os antigos, manicure, eletricista, cozinheiro e outros mais.


Se quisermos falar de opções de cursos e trabalhos para quem tem mais de 60 anos e está procurando uma atividade para ganhar dinheiro, vamos ficar conversando o dia inteiro, esse vídeo vai ficar com uma hora ou mais de duração.


Fique com esses conselhos que te dei até agora, use o que acha que serve para você, e se quiser procurar outras ideias, é só procurar o Google que você encontra muita coisa que vai te ajudar a começar uma nova atividade, ocupar o seu tempo e ganhar um bom dinheiro extra. E pagar suas contas que não deixam de chegar...

2 visualizações