• Guilherme Cardoso

Como se tornar um Produtor Digital

* Guilherme Cardoso


Aqui no Brasil a produção digital tem crescido enormemente. E como se tornar um produtor digital tem sido um dos temas mais procurados atualmente na internet.


Essa forma de trabalhar vem sendo cada vez mais difundida através dos programas de afiliados, como o Hotmart e a Monetizze.


Com esse artigo você irá aprender com detalhes a como se tornar um produtor digital, ou seja, quais os passos essenciais para você criar o seu primeiro produto digital, onde poderá divulgar e como vender.


Porém, antes de entrarmos nesta linhagem, é essencial que você entenda mais sobre o que é um produtor digital.


Entenda o que é um produtor digital

Para que você possa se tornar de fato um produtor digital, precisa entender o que isso significa. Quando falo em produção digital ou produtor digital, estou me referindo a pessoa que produz artigos digitais para distribuição.


Geralmente são pessoas que têm algum conhecimento em determinada área e pretendem transformar isso em algum produto que possa servir para outras pessoas.


A distribuição desses produtos é feita de modo digital, ou seja, eletrônico simplesmente utilizando a Internet. E o produto pode estar com os mais diversos aspectos, como por exemplo:

• Ebook

• Podcast

• Newsletter

• Vídeo aula

• Screencast, e outros


A distribuição geralmente é feita em plataformas de afiliados e produtores especializadas na promoção e venda de produtos digitais, como por exemplo, a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.


Passos para se tornar um produtor digital

Se você possui algum conhecimento e tem o desejo de lançar um produto digital, então poderá seguir normalmente os passos que vou listar na sequência.


1. Comece o planejamento para criação do seu produto digital

Saiba que este é o primeiro e principal passo a ser dado. É necessário que você seja dedicado ao seu projeto, pois dessa forma ganhará tempo e também clientes para adquirir o seu produto.


É importante que você comece a rabiscar em uma folha de papel ou até mesmo no Word colocando todas as suas ideias. Foque criando os seus objetivos e metas.


Com essas ideias todas listadas, então você começa as pesquisas para que possa aprimorá-las. Isso é essencial porque geralmente a ideia vem de forma bruta, e você precisa moldá-la segundo as necessidades das pessoas.


2. Faça a definição do seu público alvo

Quando você está aprimorando suas ideias está também pesquisando para definir qual é o seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que possivelmente comprarão o seu produto.


Não caia na tentação de criar algo que sirva para a humanidade inteira, pois assim, você cairá no erro de querer abraçar o mundo, mas não tem braço suficientes para isso.


Então, quanto mais você focar na definição do grupo, maiores serão as chances de sucesso com o produto. Por exemplo, se você quer criar um e-book ensinando a tocar um instrumento musical, então poderá focar no público: Jovem de 10 a 15 anos, feminino e da classe média. Isso é só um exemplo.


3. Faça a formatação do seu produto digital

A formatação como você viu logo acima pode ser as mais diversas possíveis, como um ebook, uma vídeo aula ou um podcast. Certamente que após a definição do público-alvo você saberá qual a melhor formatação a ser utilizada.


Dessa forma pense nesse público e no seu conteúdo, bem como na forma ideal para fazer a transmissão do conhecimento.


4. Faça a organização de módulos

Fica muito mais fácil didaticamente a aprendizagem quando você divide o conhecimento em módulos. Então é altamente aconselhável que você distribua o conhecimento através de Capítulos.


Comece pelo sumário, assim poderá ter uma visão global do que poderá ser tratado em todo produto digital. Isso é excelente para os ebooks, vídeo aulas e podcasts.


5. Utilize os recursos adequados

Agora que você já seguiu cada um desses passos definindo o seu público alvo, a formatação de seu produto digital e organizou em módulos, então poderá lançar mão dos recursos adequados para colocar em prática a criação do produto.


Esses recursos são os materiais necessários para você criar e editar. Por exemplo, você vai fazer um e-book, então é preciso ter o notebook e softwares para criação de textos e possíveis desenhos.


Caso vá fazer uma vídeo aula, então é necessário ter um local para gravação, além dos equipamentos necessários como uma câmera de filmagem e um microfone.


Onde lançar o seu produto digital

Existem atualmente muitas plataformas para divulgação e venda de produtos digitais. Essas plataformas são conhecidas como os programas de afiliados nas quais você pode fazer rapidamente o cadastro como produtor.


Nesse cadastro serão necessários os seus dados pessoais, bem como as informações do seu produto digital. E saiba que será preciso informar uma porcentagem para o afiliado que vender o seu produto.


Essas plataformas são bastantes acessíveis e fáceis de serem utilizadas para fazer o acompanhamento de suas vendas. As que cito para você como exemplo são:

• Hotmart

• Monetizze

• Eduzz


Como divulgar o produto digital

Por si só essas plataformas são excelentes divulgadoras, além do que os afiliados também farão a promoção do produto. Mas você não deve descuidar e é necessário meter a mão na massa.


Dessa forma, é interessante ter o controle dos seguintes canais:

• Redes sociais ativas, especialmente o Facebook, o Instagram e o YouTube;

• Um blog para nutrir e educar seus leads

• Anúncios pagos no Google Ad Sense


É possível ganhar dinheiro como produtor digital?

Se você chegou até este artigo que te ensina a como se tornar um produtor digital é porque já está convencido que quer levar esta vida de produção digital online.


Saiba que você está no caminho certo e atualmente existem grandes nomes do empreendedorismo digital que ganham uma fortuna simplesmente comercializando seus produtos online.


Pense no Alex Vargas, um dos gurus do empreendedorismo online que hoje divulga muito dos seus produtos, como por exemplo, o famoso Fórmula Negócio Online, que te ensina a criar e vender produtos digitais, assim como o e-book Mude sua Mente e Fique Rico, que te mostra o porque você ainda não conseguiu ganhar muito dinheiro.


Então, vamos colocar as ideias em ação? Corre lá e começa agora mesmo a aplicar cada um dos passos que listei neste antigo e crie sem demora o seu produto digital!

10 visualizações