• Guilherme Cardoso

Como vender bem usando os nichos de dor


Como vender bem usando os Nichos de Dor.


Nichos de Dor? O que é isso?


Simplificando, Nichos de Dor é aquela necessidade urgente que as pessoas tem de comprar um determinado produto ou serviço, para resolver os seus problemas, aliviar a sua dor.


Não confunda Nicho com Segmento de Mercado.


Já o Nicho de mercado é uma parte de um mercado consumidor, que tem necessidades de produtos ou serviços específicos e que não encontram tantos fornecedores para satisfazerem suas necessidades.


Segmento é tudo de um mercado. Por exemplo: roupas, veículos.


Nicho: é uma parte desse segmento. Por exemplo: Segmento Roupas, Nicho camisas para homens. Blusas para mulheres.


Segmento veículos: Nicho peças para veículos. Rodas de magnésio.


Você sabia que definir um nicho de mercado pode te ajudar a conquistar mais sucesso em seus empreendimentos?


As pessoas que conseguem atender nichos de mercado pouco explorados geralmente conquistam bons diferenciais e vantagens competitivas para os seus negócios.


Um nicho de mercado é um mercado menor dentro de outro mercado maior.


Para você entender melhor, vou dar alguns exemplos de segmentações de mercado e os nichos de mercado:

Por exemplo:

Saúde -é o Mercado, já > Emagrecimento é um Segmento e-> Dietas para mulheres que acabaram de ter bebês um nicho reduzido


Saúde ->é o Mercado, Emagrecimento -é um Segmento> Dietas Baixo Carbono um nicho reduzido.


Alimentação ->é o Mercado, dietas especiais o Segmento -> vegetarianismo-> veganismo os nichos reduzidos.


Alimentação > é o Mercado, Alimentação Saudável o Segmento e > Alimentos Sem Glúten o nicho reduzido.


Roupas >é o Mercado, Roupas para Mulheres >o Segmento e Roupas para Mulheres Magras o nicho reduzido.


Roupas > é o Mercado, Roupas Esportivas >o Segmento e Quimonos o nicho reduzido.


Artigos Esportivos >o Mercado, Esportes Radicais o Segmento e > Skates o nicho reduzido.


Artigos Esportivos o Mercado,> Futebol o Segmento e bolas e redes o nicho reduzido.


Como você pode ver, não existe um limite nos níveis de segmentação dos mercados para afirmarmos o que é nicho de mercado e o que não é.


Na verdade, quando você faz segmentações de mercado, você já está definindo nichos de mercado.


Quanto mais você especificar o seu público alvo, reduzir o seu nicho, menos competitividade haverá no seu negócio.


Quer ver um exemplo prático do que estamos falando?


O mercado consumidor de roupas é amplo e atinge perfis de pessoas com diferentes interesses.


Porém, quando segmentamos o nicho de mercado “roupas para mulheres magras”, fica muito mais fácil de identificar um público com características e interesses semelhantes, concorda?


O marketing de nicho oferece boas vantagens para você iniciar o seu negócio, justamente porque permite você explorar a sua audiência por meio das suas necessidades específicas.

Repare que quanto mais específico for o seu nicho, mais fácil é para traçar um perfil do seu público-alvo.


Quando segmentamos um mercado, é mais fácil identificar as características e o comportamento do seu público, bem como os seus interesses específicos.


Além disso, quando você consegue traçar bem o perfil das pessoas do seu nicho de mercado, suas campanhas de publicidade online tendem a se tornar mais eficientes.

Seus anúncios nas redes sociais, terão melhores taxas de conversão e serão mais baratos.

Isso vai acontecer, porque?


Suas publicidades serão direcionadas exatamente às “dores” e as necessidades do público-alvo.


Você poderá segmentar com mais detalhes o público-alvo que deverá ser atingido pela sua publicidade.


Você poderá filtrar os canais de comunicação em que suas campanhas de publicidade serão executadas. Google, Facebook, Instagram, Youtube.


Vamos voltar ao exemplo de Nicho de Mercado de Roupas: Roupas Para Mulheres Magras é uma característica da segmentação desse mercado, que mostra que quanto mais específico for o seu nicho, o seu universo de clientes também será menor.


Também o Nicho de Roupas para Mulheres Gordas existe uma quantidade menor de mulheres a serem atendidas do que no nicho de Roupas para Mulheres, que engloba uma quantidade maior de mulheres, pois não há especificação, ou redução para um grupo específico.


Embora o volume de vendas seja menor em um nicho de mercado, a sua margem de lucro tende a ser maior, pois a sua operação se torna mais enxuta para atender as necessidades de um público bastante homogêneo. Ou seja: vender para o público de Roupas de Mulheres Gordas pode ser melhor que vender e anunciar para um nicho maior que é o de Roupas para Mulheres. Desta forma você consegue reduzir bastante os custos com publicidade, atendimento, entre outros, e aumentar a sua margem de lucro.


Uma das principais vantagens em se trabalhar em um nicho de mercado muito segmentado é a menor quantidade de concorrentes.


Em um mercado de Emagrecimento, existem pessoas que preferem perder peso com dietas alimentares, outras preferem através de exercícios físicos e há outras que conseguem combinar as duas opções.


Tentar atrair, se relacionar, converter e fidelizar todas essas pessoas “diferentes” será muito mais difícil e custoso do que se você dedicar seus esforços para conquistar apenas as pessoas que querem emagrecer com dietas alimentares.


Grandes empresas e sites de vendas não se interessam por mercados de nicho reduzidos, pois não enxergam muitas possibilidades de ganhos, deixando o terreno livre para pequenas empresas e empreendedores digitais crescerem em novos negócios.


Tem muitas pequenas empresas que produzem e vendem barras e plataformas para atletas amadores e profissionais em um nicho reduzido de Crossfit e se dão bem, por que não agiram errados em tentar trabalhar no mercado mais amplo de Equipamentos Esportivos e competir com gigantes como a Nike e a Adidas.


Para você que está iniciando em uma loja virtual ou mesmo trabalhando como afiliado de uma Hotmart, Monetizze ou Eduzz, não caia na besteira de começar em um mercado amplo de produtos, só porque muitas vezes as comissões são maiores do que em segmentos menores.


Escolha um nicho mais reduzido para iniciar suas vendas e verá que em pouco tempo você ganhará muito dinheiro, terá muitas vendas, mesmo com comissões um pouco mais baixas, porém, com menos concorrência e menos gastos com anúncios.

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