• Guilherme Cardoso

Conselho para um jovem recém-formado


Este conselho é especialmente para você, jovem recém-formado. Não perca seu tempo procurando empregos, mandando currículos, conversando com os amigos para ver se aparece alguma oportunidade de trabalho.


Você está perdendo tempo!


Dificilmente você vai conseguir um bom emprego, que lhe pague um bom salário, que justifique o investimento que você fez em todo o tempo de faculdade.


Aqui no Brasil, dificilmente um jovem recém-formado consegue ganhar um bom salário como iniciante. O que ele vai ganhar é uns 2 mil reais por mês, no máximo. A não ser que tenha um ótimo padrinho, ou seja um sujeito fora de série na sua profissão. Se não, vai sofrer bastante e bater cabeça por aí.


Meu conselho, minha sugestão, é você sair do Brasil, ir para fora, fazer um intercâmbio, entrar em um college, se especializar e depois arrumar um excelente emprego.


Claro que você vai precisar de ter algum dinheiro para bancar tudo, comprar as passagens, pagar os estudos e se manter lá fora, seja qual for o país. Mas é um investimento que vale a pena e mais barato do que fazer uma faculdade no Brasil, se você ainda não fez, ou ter que ficar esperando passar em um concurso público para ter garantias e um bom salário.


É humilhante e revoltante a gente ver centenas de pessoas dormindo noites seguidas na fila de um emprego simples, que paga 1000 reais por mês. E sem esperança de ser contratado.


Quase sempre são 100, 200 candidatos por uma vaga. E tem gente de todo tipo. Jovens em busca do primeiro emprego, adultos, moças, idosos, pessoas com curso superior, em busca de uma oportunidade de trabalho, mesmo para receber um miserável salário.


Vai demorar muitos anos ainda para que o nosso amado Brasil consiga dar trabalho digno para todos. O país precisa crescer bastante economicamente, ter um PIB, Produto Interno Bruto crescendo em 5, 6 por cento ao ano, próximo do PIB chinês que está em torno de 7, 8 por cento.


Muita coisa precisa ser feita no país para retomar o seu crescimento econômico.É necessário0 desenvolver a infraestrutura, construir várias ferrovias, criar mais portos para despachar produtos para o exterior com rapidez e gerar riqueza.


Várias reformas precisam ser feitas no Brasil além da Previdência Social. Não dá para esperar mais a Reforma Tributária e depois a Reforma Política que podem transformar o país. Mas, lamentavelmente, com a politicagem que predomina em nossa terra, essas mudanças levarão anos para acontecer. E isto faz com que o Brasil permaneça em crise e os empregos e as oportunidades de trabalho, especialmente para os jovens não apareçam.


Aqui é o paraíso, muitos dizem, mas também é o inferno.Temos sol o ano inteiro, belas praias, mulheres bonitas, quase nenhuma tragédia climática, nenhum terremoto, mas, temos a bandidagem, a violência crescente, as mortes sem motivo algum.


Se você jovem, quer melhorar sua vida, ter um futuro certo e seguro, vá para outro país, tente a sorte lá fora, ganhe dinheiro e conhecimentos, e depois, quem sabe, volte para o Brasil, que talvez daqui alguns anos tenha melhorado suas condições de vida.

0 visualização