• Guilherme Cardoso

Ganhar muito dinheiro sem diploma?


Você pode ganhar muito dinheiro, ficar rico e até milionário sem obrigatoriamente ter um diploma universitário, um curso superior, um mestrado ou doutorado.


Isto é impossível! Se com diploma na mão já falta emprego, imagine sem diploma, então.


É! Mas, são vários os exemplos de pessoas que estudaram pouco ou quase nada e conseguiram juntar dinheiro, criar a família e vencer na vida...


Não quero dizer que diploma não tem valor, que ninguém deve estudar, frequentar uma faculdade, ficar nos bancos escolares. Longe de mim pensar assim. Logo eu que passei quase 15 anos dentro de salas de aulas, do primário até concluir um Mestrado.


Mas, uma coisa quero dizer, e poucas pessoas tem coragem de dizer, que infelizmente, existe no Brasil uma grande Indústria dos Diplomas.


Não estou falando de diplomas falsos de alguns colégios e faculdades piratas. Estou citando o marketing pesado, a publicidade forte que existe das colégios, faculdades e universidades, que cobram altas mensalidades e oferecem quase nada de útil nos seus cursos.


E o governo e a mídia repetem divulgando que ter diploma é importante, que só assim se conseguem bons empregos. Uma farsa!


Com um país desgovernado, economia no fundo do poço, empresas desestimuladas a investir, desemprego enorme, não há diploma de curso superior que vá resolver esses problemas. Especialmente o seu, que está sem emprego, ou trabalhando para ganhar misérias, querendo melhorar de vida.


Estudar é importante, ter diplomas é bom, mas, ficar 04, 05 ou 06 anos em uma universidade paga, que ensina pouco, mais teoria, quase nenhuma prática, e depois, cair no mercado de trabalho, ser reprovado porque não sabe nada, não obteve conhecimentos, isso é um bom negócio?


Claro que não!


O que eu desejo é alertar as pessoas para não ficarem obcecadas e até mesmo iludidas com as propagandas de colégios, faculdades e universidades, todas elas pagas, de que frequentar um determinado curso, ficar 04 ou 06 anos estudando vai resolver de vez os seus problemas financeiros e de emprego.


Lamentavelmente, tem muitos cursos sendo oferecidos por aí que não valem nada, não formam ninguém para o mercado de trabalho, as aulas são muito teóricas, muito pouco de prática.


Cursos de medicina, Odontologia e Engenharia, são exceções, precisam de muitos anos, muitas aulas teóricas e práticas para se formar e depois atuar na profissão .Se você está fazendo ou pretende cursar alguns cursos como esses, vá em frente, ainda tem futuro. Ainda mais se estiver estudando numa universidade federal grátis, ou tiver um pai rico.


Outros cursos, porém, em sua maioria, não passam de enrolação, propaganda enganosa.


Nâo ensinam nada de prático, só teoria, muita conversa e o aluno não tem a certeza que o mercado de trabalho vai estar aberto para ele.


Com a crise econômica que se arrasta no Brasil por muitos anos, e que não deve melhorar pelos próximos 20,30 anos, o que o jovem ainda sem emprego busca é uma atividade remunerada imediata, para honrar seus compromissos financeiros e conseguir se manter no ambiente consumista que vivemos.


Afinal, o jovem do mundo atual, tem que ter o seu tênis de marca, a sua boa roupa, o melhor celular e pagar uma internet de qualidade. Se não tiver isso, fica fora de seu grupo, da sua tribo de amigos.


Mesmo que não queira ou não possa frequentar um curso superior, por falta de condições financeiras, o jovem, o adulto, o idoso, a idade que tiver, precisa de qualquer jeito obter conhecimentos para conseguir um bom emprego ou um trabalho por conta própria, físico ou online.


Para isso eu dou um conselho. Mas, antes quero pedir a você que ao terminar de ver esse vídeo, não esqueça de clicar aqui embaixo, no botão vermelho e fazer sua inscrição no meu canal. Não paga nada, é de graça, só clicar e pronto. E você passa a ter a preferência de receber em primeira mão os meus vídeos, postados nas segundas e quintas-feiras.

Vamos voltar ao conselho que eu dou de graça a você:

Use bem a internet que você tem. Separe uma parte do dia ou da noite, uma ou duas horas de cada vez, e faça um curso à distância pela internet. Especialize-se em alguma coisa, de preferência algo que você goste, que você tenha habilidades.


Faça um curso online de curta duração e de graça. A internet está cheia de cursos de todo tipo e duração. Procure aprender um novo idioma, de preferência o inglês, a língua mundial. Você vai precisa desse idioma quando aparecer um emprego ou você começar uma loja virtual.


Se puder e quiser pagar algum curso melhor e de duração maior, existem vários sendo oferecidos, entre eles a Udemy, uma academia de cursos online, baratos e bem produzidos.


Eu já fiz alguns lá.


Fazer um curso universitário, correr atrás de um ou mais diplomas, é muito bom, é um direito seu, agrega valor no seu currículo, porém, simplesmente ter um diploma não garante emprego de qualidade no Brasil e muito menos no exterior.


O que o mercado de trabalho pede hoje dos jovens e adultos e mesmo idosos, é diferente do que a Indústria de Diplomas oferece aos seus alunos. As empresas no exterior, e muitas aqui no Brasil, já não se interessam muito pelo diploma e currículo apresentado. As empresas querem é bastante conhecimento e muita prática em determinada área para ser admitido imediatamente. E fluência em um ou mais idiomas.


Por isso, quem procura oportunidades de bons empregos, ou quer ganhar dinheiro trabalhando por conta própria, à distância, tem que mostrar garra, determinação, vontade de aprender e vencer na vida.

0 visualização